Depoimento 1:
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Sergio Farias
Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Prof. Milton Santos (IHAC)
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Sobre disponibilidade de vagas:
Em função dos currículos com grande número de componentes optativos, como devem ser, não é possível planejar com precisão o número de vagas de todos esses componentes e nem sempre os departamentos de outras Unidades ofertam aquilo que nossos Colegiados solicitam.
Os Colegiados só constatam que não houve oferta de alguns departamentos ao final da etapa de planejamento, quando o sistema já está fechado para alterações. .
É preciso, portanto, um período de negociação entre Colegiados e Departamentos para se tentar ampliar vagas em determinados componentes com demanda extra;
O IHAC conta atualmente com 2.180 estudantes matriculados. Se cada estudante cursa cinco componentes, serão necessárias, pelo menos, 10.900 vagas.
- Para 2011.2 os quatro Colegiados, juntos, solicitaram aos diversos Departamentos (incluindo IHAC) um total de 23.401 vagas para os oito cursos (quatro B.I., diurno e noturno).
- Os Departamentos ofertaram 13.262 vagas, cerca de 56%.
Sobrarão pelo menos 2.300 vagas, mas sabemos que nem todas as vagas ofertadas servem ou interessam a nossos estudantes, seja pelo conteúdo ou pelo horário, por isso a interlocução Colegiado/Departamento deve ser constante.
Os Colegiados cuidam disso. Os estudantes, por sua vez, já devem saber em que componentes têm mais chances de serem aprovados ou reprovados para fazerem suas escolhas na web agora [matrícula web], antes do resultado [notas obtidas nos componentes em 2011.1], e devem encarar essa etapa na web como a primeira delas.
É preciso conferir o resultado de seu pedido na data indicada pelo CPD. Imprima o resultado.
No caso de precisar alterar ou completar a inscrição feita na web, o estudante deve comparecer na etapa presencial, na data estabelecida para seu curso ou Área de Concentração.
"Sergio Farias
Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Prof. Milton Santos (IHAC)
- Texto encontrado em um dos e-mails enviados pelo Diretor em 12 de julho de 2011, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos estudantes sobre os procedimentos para matrícula do semestre 2011.2 (matrícula do próximo semestre).
Através dos dados mencionados, notamos visivelmente a pouca eficiência do modelo atual de Planejamento Acadêmico.
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